segunda-feira, 4 de maio de 2015

Sociedade Nórdica- Construções Vikings:

O que pensar dos Vikings ? Grandes , fortes , com cabelo comprido e loiros ?Piratas? Não eram somente isso. Esse povo não sobrevivia somente de reputação e demorou um tempo para que eles saíssem de sua terra para procurar novas terras. E com isso e vivendo em terras frias com poucos recursos , criaram construções magníficas e recursos avançados, porém naturais , como o "telhado verde" ,localizada em L’Anse aux Meadows ("Caverna das águas vivas", em tradução livre), no extremo norte da ilha de Terra Nova, no Canadá.

As habitações dos vikings eram bastante simples. Madeira, pedras e relva seca eram os principais elementos utilizados na construção das residências. Além disso, observamos que a distribuição espacial do lar era bem simples, tendo, muitas vezes, a presença de um único cômodo. 

Nas famílias um pouco mais abastadas( como os Earl ou Jarl), observamos a presença uma divisão mais complexa composta por salas, cozinha e quartos.



Em razão das baixas temperaturas, os vikings tinham a expressa necessidade de uma vestimenta que pudesse suportar as baixas temperaturas do norte europeu. Geralmente, combinavam peças de tecido com couro e peles grossas que pudessem manter o seu corpo aquecido. Além disso, podemos ainda destacar que toda a população apreciava a utilização de acessórios em metal e pedra.


 Para quem conhece a literatura islandesa e a história real por trás da caricatura, um museu como Pjódveldisbaer é uma deliciosa visita ao espaço transformado por essa gente cheia de coragem, capaz de  conviver com terremotos, vulcões, geleiras e ainda criar técnicas e tecnologias imitadas por outros povos.  

Localizada entre a Europa e a Groenlândia – que as cinzas vulcânicas preservaram algumas moradias e instalações rurais, fornecendo os melhores retratos da vida cotidiana nos anos 900 a 1100, considerada a época de ouro desse povo nórdico á fazenda Stöng,Islândia- é um museu aperto das fazendas vikings e foi á única que ficou intacta depois do Vulcão.

As construções eram de placas de terra empilhadas, com estruturas e portas de madeira.  Não havia janelas, apenas portas e todas bem pequenas (um indicativo da baixa estatura dos vikings no Século X, como aliás, a maioria das populações humanas da época). 
Por dentro, o piso era de terra batida com buracos para fogueiras e suportes para caldeirões.
Em cômodos grandes, a família se acomodava sobre tablados em camas e bancos recobertos por peles de carneiros e tecidos de lã. Alguns dormitórios eram separados por paredes internas de tábuas. As áreas de trabalho incluíam tear, cozinha e laticínio (sim, os vikings produziam coalhadas, queijos e manteiga)

A reconstituição da fazenda Stöng dá uma ideia muito clara de como viviam os primeiros islandeses, cuja chegada àquela terra data do ano 874. Além de ser um povo muito inteligente, eram talentosos. Para quem não pesquisa sobre a sociedade Viking , pensam que  era um povo que somente saqueava e fazia viúvas. Mas não era só isso , além dos seus ataques surpresas feitas pelo mar , eram extraordinários artesões. Quem diria que no passado eram tão organizado e cheio de recursos? Simplesmente maravilhoso.
Seu trabalho é tão rústico e cheio de história que o cenário recriado em Pjórsárdalur pode recorrer à série Game of Thrones! Esse lindo cenário apareceu na 4° temporada .
Elenco de Game of Thrones se prepara para filmar em Pjórsárdalur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário