quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Medieval- Espadas: Curiosidades, Part.1


Tão antiga quanto a guerra e a descoberta dos metais, a espada sempre ocupou um lugar especial na vida dos homens. De guerreiros a gladiadores, de samurais a mosqueteiros.
''Nossas espadas são coisas pesadas e desajeitadas, não mantêm o gume na batalha e se tornam pouco mais do que grandes porretes de ferro que precisam de força considerável para ser levantados. Nada há de delicado em lutar com espadas,mas há habilidade. A habilidade está no engano, em persuadir o oponente de que um golpe virá da esquerda e , quando ele guardar esse lado, atacar da direita, ainda que a maioria das lutas de espadas não seja vencida por essa habilidade, e sim pela força bruta. Um homem irá se enfraquecer, e então sua guarda será derrubada e a espada do vencedor irá rasgá-lo e bater nele até a morte.''- Derfel , As crônicas de Excalibur.

Toda essa tradição começou com um dos desenvolvimentos tecnológicos mais importantes da história: a descoberta dos metais. Ao contrário de pedras e paus, primeiro cobre e depois bronze podiam ser moldados em diferentes formatos. Daí, para tomarem a forma pontiaguda das lanças e a afiada da espada foi um pulinho. “Os metais eram tão raros que eram utilizados quase integralmente para fabricar armas. As primeiras espadas apareceram mais ou menos ao mesmo tempo entre os sumérios da Mesopotâmia e os egípcios, em 4000 a.C.”, afirma o historiador britânico Colin Ronan, autor de História Ilustrada da Ciência, da Universidade de Cambridge. “A procura por minérios, pelos egípcios, foi a causa de diversas expedições guerreiras e da abertura de rotas comerciais.”

Por volta de 1500 a.C., a história da espada sofreu uma revolução e tanto, quando a exploração e o uso do ferro se tornaram regulares. Os hititas – que habitavam a região da Síria atual – foram os pioneiros na sua utilização. “Eles são citados pelos antigos historiadores gregos como o povo dominador das terras e da técnica de obtenção e fabricação de instrumentos de ferro. Nessa época, a espada hitita virou sinônimo de poderio militar”, diz Ronan.

Se o uso da espada na guerra é tão velho quanto a própria guerra, a tradição dos duelos com essa arma também remonta à Antiguidade. Segundo Júlio Gralha, historiador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no mundo antigo duelos poderiam resolver guerras. “Generais e reis selecionavam seus campeões entre os melhores e mais fortes combatentes de cada exército e, às vezes, um duelo entre eles evitava que tropas entrassem em conflito, onde as perdas materiais e humanas seriam descontroladas”, diz Júlio. A célebre cena de A Ilíada, de Homero, na qual o guerreiro Aquiles luta como campeão de Agamenon, rei de Argos e líder dos gregos na guerra de Tróia, pode não ser tão fantasiosa assim.
Fontes:
Livro- Excalibur, Bernard Cornwell , As crônicas de Artur.
Livro -By the Sword, Richard Cohen, Random House, 2002.
Foto do livro:
Esse é o primeiro volume de uma Trilogia. Seu terceiro livro é: '' Excalibur''. Indico para a leitura :)


 Curta nossa página: https://www.facebook.com/jarlseaeramedieval

Nenhum comentário:

Postar um comentário