domingo, 30 de agosto de 2015

Mitologia Celta- Druidismo e Wicca:


Wicca Girl


Mesmo hoje em dia, com o druidismo cada vez mais difundido no cenário pagão, algumas pessoas ainda confundem essa religião com outra religião pagã bem popular, a wicca. Essa confusão se dá principalmente pelo fato de ambas apresentarem elementos celtas em sua filosofia. No entanto, apesar de seus praticantes conviverem em harmonia e não raramente dividirem um espaço sagrado ou um ritual, as duas religiões são bem diferentes entre si. Aqui vou abordar as principais diferenças e apontar algumas semelhanças.

O druidismo é uma religião politeísta, isto é, honramos diversos deuses e deusas. Não existe o conceito de deidade única, mas temos a Natureza como sagrada e mãe de tudo e, embora ela não seja uma deidade específica, ela é a fonte de toda a vida, de onde tudo veio e para onde tudo vai, inclusive os deuses e deusas. Aqui podemos traçar uma semelhança, pois a wicca também tem na sacralidade da Natureza um de seus pilares. A diferença é que, para os druidas, a Natureza é um conjunto das manifestações das diversas deidades, enquanto que, para a wicca, a Natureza é a personificação da Deusa, uma deidade única. Nas crenças wiccanas, as deidades são facetas da Deusa. No druidismo, os deuses e deusas são vistos como indivíduos com suas personalidades e afinidades próprias, únicas e separadas.

Na questão dos ritos e festivais anuais, a diferença também é grande. A wicca celebra a roda-do-ano com nomes de diversas culturas e de forma bastante cerimonial e vinculada ao mito de morte e renascimento do Deus, ao lado da Deusa que é mãe e amante dele. O druidismo celebra essas datas mantendo os nomes originais da cultura celta e não dá nome próprio às celebrações das estações - são chamados de solstícios e equinócios. Estes últimos muitas vezes são celebrados na forma de saraus e festas, em vez de rituais. Já os festivais celtas são ritos de honra e contato com os deuses.

A wicca tem uma forte ênfase na iniciação e todos seus praticantes são sacerdortes. Já no druidismo, temos druidas e druidistas, estes últimos são aqueles que não pretendem seguir o caminho do sacerdócio, mas são praticantes de druidismo. Os que pretendem seguir o sacerdócio recebem treinamento específico e recebem uma linhagem iniciática de acordo com a ordem ou grupo ao qual pertencem.

Imagem retratando Druida
Os druidas não traçam círculos como os wiccanos, mas realizam uma circumambulação - um movimento circular para a marcação de uma área sagrada em torno de um ponto central. A estrutura dos ritos de ambas as tradições é bem diferente também e não vou me ater a isso para o texto não se tornar longo ou efadonho demais, mesmo porque cada grupo/ordem tem uma ritualística bem própria.
Tanto a wicca quanto o druidismo buscam a reinserir o humano na Natureza. Buscam mostrar a seus praticantes que somos uma célula do corpo da Mãe-Terra e temos que honrar esse corpo e agir em sintonia com ele, pois é também nosso corpo.

E, não, o druidismo não é uma religião monoteísta e masculina (isso é um conceito errôneo usado no mesodruidismo, no século 18) e, não, a wicca não é uma religião apenas feminina, que admite apenas sacerdotisas. Ambas tratam os gêneros com igualdade e buscam sempre o equilíbrio entre os sexos e o equilíbrio dos aspectos masculinos e femininos em todos os seres.
Outra diferença importante é que o druidismo trabalha com o panteão celta exclusivamente, enquanto que a wicca trabalha com diversos panteões, algumas tradições chegando a misturar mais de um panteão em seus ritos. Mas creio que a diferença mais importante mesmo é que o druidismo é uma religião muito antiga - do tempos dos celtas pré-cristãos - e era a doutrina ensinada pelos druidas, tendo sido adaptada para os dias de hoje.

A wicca é uma religião nova, da década de 1950, criada por Gerald Gardner, que mistura elementos celtas, tradições do interior da Inglaterra, teorias de Margaret Murray, elementos da thelema, da maçonaria e da magia cerimonial. Apesar de Gardner ter apresentado a wicca como "o resgate da religião celta que havia sobrevivido oculta no interior da Inglaterra, transmitida oralmente por famílias de bruxos", sabemos que isso não é verdade: a religião celta é o druidismo.

Finalizando, ressaltamos que ambas as religiões, mesmo diferentes em vários aspectos, são caminhos espirituais extremamente válidos e necessários para os dias de hoje, onde o regate da sacralidade da Natureza se faz cada vez mais necessário num mundo de posse e exploração Dela pelo humano. São caminhos que buscam compreender e interagir melhor com as necessidades do planeta e dos seres que nele vivem - humanos incluídos.

OBSERVAÇÃO: Como prometido um texto sobre Wicca. Foi bem mais, relembrando alguns aspectos do druidismo colocado no outro texto, sim, esse texto é daquele mesmo site e publicado pela mesma pessoa. Só tenho a agradecer pela disponibilidade desse texto <3 Eu disse que iria publicar sobre Mitologia Nórdica, e vou! Mas o texto é um pouco grande e vou dividi-lo, vai demorar um pouco para eu publicar. Espero que tenham gostado, tenham um ótimo dia! :)
Curta nossa página: https://www.facebook.com/jarlseaeramedieval


Nenhum comentário:

Postar um comentário