terça-feira, 15 de setembro de 2015

Anões( Svartalfar, Dwarfs, Zwerge) Part.1

...Que suas barbas nunca deixem de crescer!( Bilbo para Thorin, filho de Thrain, Escudo de Carvalho.)

Anões( Svartalfar, Dwarfs, Zwerge) Part.1

Nas Lendas e nos mitos nórdicos, são inúmeros os episódios que são descritas aparições e atividades dos anões, conhecidos como gnomos nas mitologias celta e eslava.
Os anões eram seres telúricos, que moravam nos subterrâneos de Midgard, no reino de Svartalfheim, e se deixavam ver pelos homens na proximidade de grutas, minas e montanhas. Simbolizavam os poderes mágicos, detinham habilidades manuais e artísticas e conheciam os tesouros escondidos. Também personificavam a força elementar telúrica, pois tinham qualidades como tenacidade, destreza, laboriosidade e longevidade, mas também eram egoístas, mesquinhos, ladinos e ávidos por riquezas.

Os mitos atribuem sua origem á decomposição do cadáver do gigante Ymir, do qual emergiram como larvas, recebendo depois dos deuses a forma humanóide, a inteligência e as habilidades manuais. No poema ''Völuspa'', sugere-se que tenham surgido do sangue e dos ossos de gigantes. Não há relatos de anões do sexo feminino, por isso são comuns as cópulas dos anões com deusas e mortais, em troca das jóias por eles fabricadas. Foi assim que quatro deles conseguiram fazer amor com a deusa Freya, cedendo-lhe depois o famoso colar mágico Brisingamen.

Os anões são descritos como homensinhos de cabeça grande, longas barbas grisalhas, tronco atarracado, pernas curtas e rosto muito enrugado. Vestiam-se com roupas de couro, aventais com bolsos onde guardavam suas ferramentas, e gorros que lhes conferiam o dom da invisibilidade( ele podiam subitamente desaparecer no meio de uma névoa). Podiam ser prestativos e amáveis, ajudando os humanos a moer grãos, fazer pão, preparar cerveja, ajudar na colheita e na armazenagem dos produtos. Seus nomes indicavam suas atribuições: os tomte cuidavam dos cavalos; os tusse, das fazendas; os haugbo, da terra; os nisse, dos barcos; os gruvra, das minas; e os nokk, dos rios. Se fossem humilhados ou agredidos, vingavam-se dos agressores prejudicando-os, escondendo seus objetos ou pregando peças.

Alguns dos anões mais conhecidos são relacionados abaixo:

Andvari- colecionador de ouro, rei dos anões e guardião do famoso '' ouro dos Nibelungen''. Ao ser forçado por Loki a lhe entregar seu tesouro, lançou sobre ele uma maldição, suposta causa do castigo ao qual Loki foi submetido posteriormente.

Brokk e Sindri- exímios ferreiros e ouvires, filhos de Ivaldi, um famoso artesão. Responsáveis pela confecção dos objetos mágicos e das jóias já citados.

Dain e Dvalinn- irmãos muito sábios, ensinavam os mitos e as magias para os elfos e os outros anões.

Fjalarr e Galarr- Irmãos que mataram Kvasir e de seu sangue fizeram Odhroerir, o elixir da inspiração poética e artística. Presos pelo gigante Suttung, entregaram-lhe o elixir em troca de suas vidas( Odhroerir também era conhecido como '' o barco dos anões''). Suttung encarregou sua filha, Gunnlod, de guardar o precioso elixir, mas ela o entregou a Odin, após ser seduzida por ele.

CURIOSIDADE: Na alquimia, os gnomos são interpretados como o mercúrio e o enxofre, os dois elementos responsáveis pela criação da pedra filosofal e do elixir da longevidade. Outra interpretação lhes atribui a conotação da matéria e espírito, e sua união e harmonização eram o verdadeiro objetivo do trabalho e da arte alquímica.

'' Em suma: os anões não são heróis, mas um um povo calculista, que têm em alta quanto o valor do dinheiro; alguns são ladinos e traiçoeiros, pessoas muito más; outros, não, são decentes o bastante como Thorin e Companhia, não se espera muito deles.''- Pág. 208, O Hobbit, J.R.R.Tolkien

OBSERVAÇÃO: Boa noite Guerreiros e Valquírias, tudo bem ? Hoje teve esse simples post sobre Anões. Espero que vocês tenham gostado, e como podem perceber, ficou faltando a parte dos anões com os Elfos. Porém, vai ficar para amanhã. Vai ter partes do livro do nosso querido J.R.R.Tolkien, porque sim <3 Como vocês podem imaginar, demora muito para transcrever, portando vou fazer isso amanhã. Obrigada por lerem e compartilharem nossos textos e imagens :) Beijos de luz!
Fonte:
Livro- Mistérios Nórdicos, Mirella Faur. Páginas: 60, 61 e 62
#Nimue

Nenhum comentário:

Postar um comentário