sábado, 19 de setembro de 2015

Era Medieval- Arcos e Bestas:

''Uma besta em boas mãos, e não havia ninguém melhor do que os genoveses, teria um alcance maior que um arco reto, mas não se tivesse uma corda úmida. O alcance extra não era grande vantagem, porque levava tanto tempo para se rearmar uma seta, que um arqueiro poderia avançar para o raio de ação e disparar seis ou sete flechas antes que o inimigo ficasse pronto para disparar sua segunda seta. Muito embora Thomas entendesse aquele desequilíbrio, ainda estava nervoso. O inimigo parecia muito numeroso e os tambores Franceses eram grandes tímpanos pesados com peles grossas que retumbavam como as batidas do coração do diabo no vale. Os cavaleiros inimigos avançavam pouco a pouco, ansiosos por esporearem suas montarias contra uma linha inglesa que eles esperavam estar profundamente ferida pelo assalto das bestas enquanto os soldados ingleses arrastavam os pés e se juntavam, fechando a linha para formar fileiras sólidas de escudos e aço. As malhas tiniam e tilintavam.''- Thomas, O arqueiro (I), Bernard Cornwell



A origem do arco perde-se no tempo. O facto de a maioria deles terem sido construídos em madeira, (especialmente no seu início), fez com que a maior parte não tivesse durado até aos nossos dias. No entanto existem desenhos antigos de arqueiros, muitos dos quais ilustram as paredes de algumas cavernas, dando a entender que eles são provavelmente mais velhos do que se pensa.
Existem derivados do arco como a Besta e a Balista que conferem, no primeiro caso, uma maior precisão e facilidade de execução, uma vez que a Besta permite a sua utilização apenas com uma mão, ficando assim a outra mão livre para defesa ou controle do cavalo. No segundo caso, a Balista era uma versão da Besta e era utilizada principalmente em manobras de cerco.

Especificações do arco:

O arco curto tinha menos de 1,6 metros de comprimento. A besta mecânica de manivela era uma arma perfurante, cerca de 1,2 metros de diâmetro e tinha um alcance de 340-350 metros. Ela só poderia liberar cerca de duas flechas por minuto. O arco longo tinha cerca de 1,8 metros de comprimento e podia perfurar a armadura a uma distância de 180 metros. Um arqueiro habilidoso poderia liberar entre 10 e 15 flechas por minuto.

Flechas:

Flechas antigas tinham grandes pontas que saltavam para fora ou quebravam quando atingiam a armadura. Para resolver esse problema, flechas pontudas foram inventadas.As flechas com pontas longas foram projetadas para perfurar de longe e pontas curtas para penetrar armaduras. Os corpos das flechas eram mais curtos e ligeiramente mais espessos do que os das flechas regulares.

Os primeiros arcos e flechas usados na Idade Média eram arcos curtos, que foram utilizados principalmente para a caça. William, o Conquistador, introduziu a besta para a Inglaterra em 1.066. O arco longo originou-se no sul do País de Gales por volta de 1.150 e dominou a guerra até meados do século XVI
Com o aparecimento das armas de fogo o arco e flecha perderam a sua importância militar, sendo que atualmente apenas são usados em alguns exercícios de caça ou competições desportivas.

OBSERVAÇÃO: Salve Guerreiros e Guerreiras! Tudo bem? Espero que vocês tenham gostado. Coloquei algumas coisas sobre Arcos e Bestas. Quando falamos em arco, é um assunto muito complexo, principalmente quando chegamos nas flechas. Sim, é um assunto extremamente complexo. Vou deixar um link aqui bastante interessante sobre as flechas, principalmente para quem curti RPG Emoticon wink http://dungeoncompendium.blogspot.com.br/…/tecnologia-medie…
Fontes:
http://origemdascoisas.com/a-origem-do-arco-e-flecha/
Castles: Arco e flecha [em inglês]
Historical Weapons: Arco e flecha [em inglês]
Talk Archery: O arco [em inglês]
Medio Evo: Arco curto medieval [em inglês]
Middle Ages: Arco [em inglês]
The Beckoning: O arco e flecha no período medieval [em inglês]
‪#‎Nimue‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário