domingo, 30 de agosto de 2015

Kostr: O casamento viking:


O casamento na Era Viking era essencialmente um contrato entre duas famílias. Segundo o historiador Jesse Byock, o kostr (“casamento”) solidificava alianças grupais (vinfengi), evitava disputas e as temidas vinganças de sangue.


O casamento de uma mulher solteira no mundo nórdico era obtido pela negociação entre as duas famílias – a do futuro esposo e a do pai ou guardião da mulher. O kostr era organizado em duas etapas: o noivado e o matrimônio (brullaup). A iniciativa partia do noivo ou de seu pai, que realizava a proposta para o pai ou guardião da noiva. Se este último ficasse satisfeito, o pretendente prometia pagar um preço pela noiva (mundr). Na Islândia, o preço mínimo seria 8 onças de prata (1 onça: 28,349 g), na Noruega 12. Em troca, o pai da noiva prometia levar o dote (heimanfylgja) após o matrimônio.

Tanto o pagamento pela noiva quanto o dote eram incorporados ao patrimônio da mulher. Os dois homens (o noivo e o guardião) apertavam as mãos em frente a duas testemunhas e marcavam a data para a celebração do matrimônio. O consentimento da mulher poderia ser consultado, mas geralmente isso não era necessário. Viúvas tinham mais liberdade e respeito que as mulheres solteiras. Mas nem a idade nem a falta de virgindade eram empecilhos para o casamento.

O matrimônio tomava a forma de uma festa, usualmente na casa da família da noiva. A união era considerada judicialmente legal quando o casal tinha sido visto junto por pelo menos seis testemunhas. O vestido da noiva era preparado por jovens adolescentes de várias famílias, compreendendo bordados e detalhes vistosos. A noiva também usava uma coroa, geralmente de flores, adereços de prata, cristais de rocha e bronze. Anéis de ouro também eram de uso comum. Seis meses antes da festa, preparavam-se bebidas, entre elas o mjoðr (“hidromel”), advindo o termo “lua de mel” para o período após a celebração.

Na cerimônia, eram comuns os rituais utilizando espadas ancestrais, com o noivo recitando sua linhagem e a sabedoria do clã. Entre os karls/bóndis (fazendeiros), era comum a utilização do mjöllnir, o martelo de Þórr, para prover a fertilidade da noiva. O dia mais requisitado para a celebração era a sexta-feira, o dia de Frigg (“a bem amada”) – a esposa de Óðinn, guardiã do lar, protetora da gravidez/maternidade e dos casamentos.

fontes:
BYOCK, Jesse. Viking Age Iceland. London: Penguin books, 2000. p. 132-135, 214-218.
BRØNDSTED, Johannes. Os Vikings. São Paulo: Hemus, [s.d.], p. 281-285.
GIBSON, Michael. Os Vikings. São Paulo: Melhoramentos, 1990. p. 42-43.
HAYWOOD, John. Encyclopaedia of the Viking Age . London: Thames and Hudson, 2000, p. 175-176, 210-211.
MARRIAGE. chapter XLIV. In: Viking Troth.
#Nimue

Nenhum comentário:

Postar um comentário